Buscar
  • gracielemoura

Caiu uma árvore no meu caminho. E daí?


Essa foto me fez pensar em inúmeras reflexões. Algo pesado, difícil de lidar, que muitas vezes tira o nosso foco das maravilhas que estamos deixando de vislumbrar.

A tendência de ver o lado negativo das coisas, ser pessimista, além de gerar ansiedade, tira a energia e a atitude de vencer: o famoso "mimimi". Reclamar coloca as pessoas em estado de vítima. Ser vítima significa aceitar. Não há nada que possamos fazer para melhorar a situação. Perdemos literalmente o poder de mudar a realidade que nos incomoda.

Esse comportamento muitas vezes faz com que as pessoas se escondem atrás de desculpas para as falhas e perdem grande parte do seu tempo e energia diante das dificuldades.

O maior investimento que podemos fazer é ser craque em buscar soluções para os desafios que a vida nos impõe, sejam eles pessoais ou profissionais.

O quanto lutamos para retirar, reclamar, e até muitas vezes tentamos excluir coisas das nossas vidas, se colocarmos nossa inteligência e criatividade para conviver com elas, acredito que provavelmente seja mais leve.

Isso mesmo, conviver. Todos fazemos parte de um mundo maior, muito mais complexo. Quanto mais compreendermos isso, mais conseguiremos valorizar aquilo que temos. Não podemos e nem temos como mudar todas as coisas desde o início. Quisera termos o poder de voltar atrás na época que essa árvore da foto caiu e impedir esse feito. Se tivéssemos, seria outra história, não essa. Não conseguimos mudar essa parte da história porque não estávamos lá.


Estamos aqui e se quisermos tirar essa árvore da estrada, provavelmente levaremos nossa vida toda e ainda perderíamos grande parte da beleza e oportunidade de convivermos com ela.

Isso mesmo, conviver. As dificuldades nos mostram o quanto somos criativos. Somos capazes de definir, visualizar alternativas, transformar nossa realidade e contribuir para toda essa mudança.

Re-contextualizar nossa atitude sobre valorizar, apreciar, acreditar no poder de agir e definir resultados.


"O mundo pode fazer tudo por nós, menos a nossa parte".

(frase adaptada de Caio Carneiro)



Grande abraço cordial.

Te vejo na próxima!

Consultora de Transformação Digital CDO, CTO, Evangelizadora Blockchain, Especialista em Inovação e Gestão de Mudanças

#Gramoura #consultoriatransformacaodigital #nygranotopo #CDO #chiefdigitalofficer #sejaprotagonistadatransformacaodigital

#mudançadeatitude

#capacidadeemocional

#resiliência #businesstransformation #impact #entrepreneurship

5 visualizações